Dr. José Pedro Said Júnior comenta sobre a inteligência emocional na advocacia

A inteligência emocional é uma habilidade fundamental aos profissionais da advocacia. Segundo o Dr. José Pedro Said Júnior – advogado criminalista com cerca de 30 anos de experiência – por meio dela, é possível equilibrar razão e emoção, o que impacta diretamente no autocontrole das ações que refletem na convivência entre escritório e clientes.

A habilidade comportamental de identificar e controlar as próprias emoções é fundamental para todo escritório de advocacia. O Dr. José Pedro Said Júnior comenta que cinco elementos fundamentais compõem a aplicação da inteligência emocional para os advogados: autoconsciência, autocontrole, motivação, habilidades sociais e empatia.

O Dr. José Pedro Said Júnior esclarece que todo advogado é um ser emocional que atua profissionalmente e lida com demais seres emocionais. Portanto, para realizar um ofício digno de atrair, recepcionar, atender e tratar um cliente, é fundamental usar das habilidades que formam o quociente emocional. Ou seja, utilizar deste para se conectar emocionalmente com os clientes.

Para o Dr. José Pedro Said Júnior, advogar é muito mais do que aprender a interpretar leis, jurisprudência e ter boas habilidades de argumentação e oratória. Um advogado de sucesso deve saber lidar com pessoas e gerir as próprias emoções frente aos desafios cotidianos do ofício. 

Deve-se compreender que, por trás de todo caso que chegue, há uma pessoa com turbilhões de emoções, traumas, preocupações e sentimentos à flor da pele. Assim, o Dr. José Pedro Said Júnior explica que a inteligência emocional na advocacia liga-se à capacidade do profissional de enxergar as feridas e fornecer, por meio da justiça, o alívio adequado ao cliente.

Mais do que conhecer as leis, um advogado de sucesso deve saber utilizá-las como ferramenta de conexão emocional com os clientes. Isso porque, de acordo com o Dr. José Pedro Said Júnior, a confiança, respeito e influência no relacionamento advogado e cliente será somente possível através de um trabalho realizado com uma base estruturada na inteligência emocional.

Comenrários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Ultimas notícias