O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros é um renomado empreendedor em diferentes mercados, por isso, nutre grande conhecimento e expertise acerca do mercado financeiro e corporativo. Desse modo, convidamos o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros para discorrer sobre a análise SWOT, o que é e como pode beneficiar a sua empresa. Portanto, se você deseja expandir suas vendas e aumentar a lucratividade de sua companhia, acompanhe o artigo abaixo.
O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que a SWOT vem da sigla inglesa: Strengths, Weakness, Opportunities e Threats que, em portugues, significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, respectivamente. Desse modo, trata-se de uma poderosa ferramenta para reconhecer as forças e fraquezas de uma companhia, auxiliando na tomada de decisões e direcionamentos da empresa.
Exemplos dos elementos
O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que o conceito de forças na análise SWOT trata-se de uma espécie diferencial em seu negócio, esse conceito é o que faz os clientes optarem por sua marca. Desse modo, o empresário diz que são peças-chaves para alavancar a sua empresa.
Já no âmbito das fraquezas, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que são os itens que merecem mais atenção, pois são pontos sensíveis em seu negócio, como alto custo de logística, problemas com fornecedores, alto custo na manutenção de equipamentos, alta rotatividade de funcionários na empresa, dentre outros.
Oportunidades: este é um dos elementos mais importantes dentro da análise SWOT (ou FOFA, em português). Segundo o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é necessário analisar as tendências do mercado e as inclinações do mercado consumidor, desse modo, você oferece os melhores produtos e as melhores experiências aos seus clientes.
Por fim, em se tratando das ameaças, o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros enfatiza a necessidade de analisar com cuidado tais pontos que se configuram em ameaças, uma vez que trata-se de fatores desfavoráveis e sensíveis para a empresa, por isso, analise as inovações e tendências do mercado.