Jornal Médicos Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: 76% das organizações de saúde melhoraram serviços de assistência médica com IA
Share
Jornal Médicos NotíciasJornal Médicos Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Jornal Médicos Notícias > Blog > Brasil > 76% das organizações de saúde melhoraram serviços de assistência médica com IA
Brasil

76% das organizações de saúde melhoraram serviços de assistência médica com IA

Darya Fedorovna
Darya Fedorovna 22 de julho de 2024
Share
4 Min Read
SHARE

Uma em cada duas organizações do setor da saúde afirma que o aumento da eficiência e a otimização dos processos internos são as principais razões que levam à adoção de aplicações de inteligência artificial (IA) de maneira intensiva na área. A informação é uma das conclusões da análise setorial do Informe Ascendant de Maturidade Digital, elaborado pela Minsait, empresa de transformação digital e TI do grupo Indra.

A edição de 2024 do estudo, intitulada “IA: radiografia de uma evolução em curso”, revela ainda que 41% das empresas privadas e instituições públicas ouvidas citaram a melhoria do conhecimento e do relacionamento com os pacientes como outra importante motivação para aderir à IA.

O relatório aponta também que, com o uso da inteligência artificial, 76% das organizações melhoraram seus serviços de assistência médica e diagnóstico, graças a inovações como detecção automatizada de casos de pneumotórax e derrames pleurais, identificação por imagem em reumatologia para detecção precoce de artrite, além de análise preditiva para identificação de tumores por imagem.

Já a melhoria na gestão de recursos e operações hospitalares foi mencionada por 58% das instituições entrevistadas, com destaque para recursos como análise preditiva de estoque de medicamentos, manejo de turnos de pessoal e gestão de leitos. A utilização da IA também se destaca na gestão e análise de dados dos pacientes (58%), conhecimento do cliente (40%) e cibersegurança, a partir de ferramentas fornecidas por provedores (33%).

Vale destacar que, na maioria dos casos de aplicação em uso no setor, a inteligência artificial é utilizada para analisar, tirar conclusões e identificar padrões. Além disso, 40% das organizações ouvidas afirmaram contar com soluções fornecidas por terceiros que lhes permitem produzir conteúdo com auxílio de inteligência artificial generativa (IAGen).

Um compromisso claro com a IA

A edição de 2024 do Informe Ascendant de Maturidade Digital aponta ainda que 60% das instituições da área da saúde afirmam que suas altas lideranças estão “clara e firmemente comprometidas” com a utilização da IA por conta das vantagens que a tecnologia pode trazer, tanto para os negócios quanto para a experiência do cliente.

De acordo com Antonio Martos López, diretor global de Saúde da Minsait, “atualmente, as organizações do setor estão focadas na aplicação da inteligência artificial para melhorar não só suas operações comerciais, mas também aprimorar suas técnicas de diagnóstico e medidas de prevenção a doenças, além de beneficiar a experiência do paciente, oferecendo uma experiência de atendimento personalizada”.

Ainda nessa linha, 40% das instituições entrevistadas disseram já ter criado grupos de trabalho médico dedicados à exploração das possibilidades oferecidas pela IA ao setor da saúde. Além disso, a inteligência artificial também tem sido apontada como prioridade nos orçamentos dessas organizações, sendo que 60% delas indicaram já direcionar recursos para o desenvolvimento dessa tecnologia, enquanto 70% estimam que, nos próximos dois anos, deverão aumentar significativamente seu investimento na ferramenta.

Em sua quinta edição, o Informe Ascendant de Maturidade Digital da Minsait aborda o contexto e o grau de adoção da inteligência artificial por empresas e administrações públicas. Para tanto, foram analisadas informações fornecidas por mais de 900 organizações espalhadas ao redor do globo e atuantes em 15 diferentes segmentos de mercado.

 

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Ministério da Saúde anuncia plano de vacinação contra a dengue
Brasil
HIV e envelhecimento: menos medicamentos podem significar mais saúde e qualidade de vida
Saúde
Dino manda divulgar nomes de profissionais pagos por emendas da saúde
Notícias
Conexões humanas no trabalho, destaca Alfredo Moreira Filho, são a base para ambientes corporativos mais estáveis e colaborativos.
Conexões humanas no trabalho e a construção de ambientes corporativos mais estáveis
Notícias
Mentoria acadêmica com plano tático por área: uma visão prática e estratégica para Sérgio Bento De Araújo.
Mentoria acadêmica: Conheça um plano tático por área!
Notícias
Leonardo Manzan explica que a digitalização da Receita Federal altera a responsabilização fiscal e amplia rastreabilidade.
Leonardo Manzan explica o que muda na responsabilização fiscal com a digitalização da Receita Federal
Notícias

Jornal Médicos: Sua fonte para as últimas notícias sobre saúde, política, tecnologia e assuntos locais e mundiais. Mantenha-se informado sobre os avanços da medicina, as decisões que impactam sua saúde e o mundo ao seu redor.

Jornal Médicos Notícias
Rodrigo Gonçalves Pimentel explica os passos essenciais para preparar uma empresa de forma estratégica antes de ingressar em um processo de recuperação judicial.
Como preparar uma empresa para um processo de recuperação judicial? Veja neste artigo
18 de novembro de 2025
Leonardo Manzan explica que a digitalização da Receita Federal altera a responsabilização fiscal e amplia rastreabilidade.
Leonardo Manzan explica o que muda na responsabilização fiscal com a digitalização da Receita Federal
27 de novembro de 2025

© 2025 Jornal Médicos Notícias – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?