Atualmente, a sociedade tem demonstrado uma grande preocupação com o uso dos recursos naturais. À vista disso, o renomado Marcelo Madureira Montroni entende que é de suma importância ensinar sustentabilidade nas escolas. Quer saber por que esse ensino é iminente? Então continue lendo.
Sustentabilidade
Segundo o egrégio Marcelo Madureira Montroni, o termo sustentabilidade se refere a um processo que satisfaz as necessidades da sociedade atual, sem comprometer a reserva dos recursos naturais para as futuras gerações. Portanto, ter uma atitude sustentável é fazer uso consciente dos recursos naturais.
Desse modo, a sustentabilidade garante que as futuras gerações ainda possam suprir suas necessidades utilizando os recursos naturais disponíveis. Para isso, é preciso que a população atual faça uso consciente dos elementos da natureza, para que eles sejam preservados para as gerações futuras.
Sustentabilidade nas escolas
É evidente que a implementação de atitudes sustentáveis no meio social é primordial para a prevalência da vida humana. Entretanto, como implementar essa perspectiva na comunidade? O insigne Marcelo Madureira Montroni aponta que a sustentabilidade pode ser aplicada primeiramente nas escolas, que é a base da formação de uma sociedade.
Nos dias de hoje, o ensino escolar já está implementando o aprendizado sustentável, todavia esse ensino precisa de complementação para que ele seja melhor aproveitado pelas crianças e jovens, que levarão as atitudes aprendidas para fora do mundo escolar, aplicando essas práticas em seu cotidiano.
Para que isso ocorra, é fundamental que antes de apresentar as práticas sustentáveis para os alunos, os professores demonstrem a importância de preservar o meio ambiente e adotar atitudes conscientes na utilização dos recursos naturais, pois só quando se compreende a iminência da natureza é que as pessoas se preocupam em conservá-la.
Por fim, como indica o notável Marcelo Madureira Montroni, no ensino escolar deve-se ensinar práticas sustentáveis que tenham a finalidade de :
- ser ecológicamente correto;
- ser economicamente viável;
- ser socialmente justo;
Faz sentido, não?