Você já ouviu falar sobre seguro rural? De acordo com o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, esse é um instrumento muito interessante para os produtores rurais que desejam ter mais segurança jurídica em relação aos seus meios de produção e bens agrícolas. Nesse sentido, caso você queira saber mais sobre o seguro rural e suas diferentes modalidades, continue lendo este artigo!
O que é o seguro rural?
Para entender melhor sobre esse instrumento jurídico, é necessário compreender exatamente o que é o seguro rural e como ele funciona. Para Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, o seguro rural garante a indenização caso algo ocorra em relação aos seus produtos agrários e bens rurais que estão sendo protegidos pela apólice do seguro.
Para quem serve o seguro rural?
Ainda segundo o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, esse tipo de seguro serve exclusivamente para máquinas rurais, benfeitorias, vida dos produtores e outros. Outro ponto importante em relação ao seguro rural é saber que esse instrumento é de extrema importância para que seja possível ter uma boa gestão em relação aos seus negócios agrícolas. Veja quais são os principais seguros rurais!
- Seguro agrícola:
O seguro agrícola é um dos mais conhecidos entre os seguros rurais existentes. Segundo o advogado Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, o seguro agrícola compreende as perdas de plantações em relação às condições climáticas, como chuvas em excesso, ventos fortes, geada, secas e muitas outras condições que afetam o desenvolvimento das plantações e comprometem os negócios agrícolas.
- Seguros pecuário e aquícola:
Já os seguros pecuários e aquícolas dizem respeito à perda de produções relacionadas aos animais, tanto terrestres como aquáticos. Para Eduardo Augusto da Hora Gonçalves, o seguro pecuário garante a indenização sobre a morte de animais que são destinados ao consumo. Assim como o seguro aquícola garante a indenização sobre a morte de animais aquáticos que também são destinados ao consumo.
- Seguro de produtos agropecuários:
Por fim, o seguro de produtos agropecuários, que também é conhecido como seguro de benfeitorias, é destinado, exclusivamente, aos danos causados aos bens que são relacionados com o desenvolvimento das atividades dentro do agronegócio. O Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves comenta que é importante notar que esses bens não sejam oferecidos como garantia de operações de crédito.
Outros tipos de seguro rural
Além desses seguros citados nesse texto, ainda existem outros modelos de seguro rural para que seja possível abranger diversas questões em relação aos seus negócios agrícolas. Entre as outras opções estão o seguro de florestas, seguro de penhor rural, seguro de vida e seguro de CPR (Cédula de Produto Rural). Sendo assim, para escolher a melhor modalidade de seguro para a sua situação, conte com um advogado especialista em Direito Agrário como o Dr. Eduardo Augusto da Hora Gonçalves.