As novidades no setor de tecnologia surgem a todo instante para oferecer praticidade, assertividade, agilidade e insights às mais diversas tarefas. Atualmente, a tecnologia é considerada um braço direito em todos os setores – e não seria diferente na saúde.
Atualmente, o mercado busca cada vez mais profissionais para atender às demandas relacionadas à tecnologia. De acordo com o estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de tecnologia está em constante evolução e, somente no Brasil, vai demandar mais de 70 mil novos profissionais até 2024.
Veja a seguir cinco tendências tecnológicas que são promissoras para 2024, de acordo com executivos da MV, multinacional especializada em soluções tecnológicas para a saúde.
Metaverso
Metaverso é o termo que indica um tipo de universo virtual que tenta simular a realidade por meio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet. Na saúde, o metaverso tem impacto na conexão entre profissionais e pacientes e pode, por exemplo, ajudar na formação e no treinamento de novos profissionais. É uma ferramenta que pode transformar a maneira de realizar procedimentos complexos, como cirurgias e intervenções invasivas, sem colocar um paciente em risco.
Tecnologia Sustentável
Práticas sustentáveis vêm crescendo de forma constante no mundo da tecnologia: 87% dos líderes empresariais afirmam que buscam alternativas mais sustentáveis, muitas vezes mais caras, para minimizar impactos ambientais. Esse tipo de escolha está cada vez mais valorizado, segundo uma pesquisa da Amcham elaborada com 300 líderes empresariais, que integra o relatório de tendências do Prêmio Eco 2022. A tecnologia sustentável é utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e proporcionar o desenvolvimento social e econômico para as gerações futuras. Na saúde, soluções sustentáveis também têm espaço, como o uso de tecnologia de ponta para a produção de medicamentos mais sustentáveis e o desenvolvimento de dispositivos médicos mais duráveis e menos descartáveis. Outro exemplo de tecnologia sustentável na saúde é a telemedicina: o formato de consultas online evita desperdícios de recursos como papel, água, energia e outros suprimentos.
5G e conectividade avançada
As tecnologias de conectividade avançadas são incluídas de forma crescente em diversos setores tecnológicos e empresariais. Elas trazem novas possibilidades para inovar as operações e o processo de desenvolvimento de produtos, criar modelos de negócios e ainda relacionar-se com a cadeia produtiva. O 5G é a quinta geração da tecnologia móvel e oferece velocidades de conexão mais rápidas, que variam de 10 a 100 vezes mais em comparação com a geração anterior. Com isso, a indústria poderá adotar automação avançada, comunicação entre máquinas (M2M) e análise de dados em tempo real.
“O médico passa a estar em todo o lugar e, por meio da telessaúde, ele pode atender seu paciente por uma videochamada, por exemplo, monitorar informações de pessoas em estado grave ou receber indicadores provenientes de uma conexão IoT sobre quadros sensíveis”, explica Andrey Abreu, Diretor Corporativo de Tecnologia na MV. “A gestão da saúde estará na palma da mão do médico e, para isso, é preciso uma boa conectividade”, complementa.
Aplicativos Inteligentes
Os aplicativos inteligentes (smart apps) são sistemas capazes de unir quantidades de dados de sensores, usando algoritmos de Machine Learning e análises preditivas. De acordo com a McKinsey, estima-se que apenas a Internet das Coisas poderá gerar até US$ 11,1 Trilhões por ano em valor econômico até 2025. Além de trazer insights, os aplicativos inteligentes proporcionam eficiência operacional, experiência individual e estratégica para o cliente e novos modelos de negócio. Com o aplicativo inteligente Global Health da MV, por exemplo, pacientes, instituições de saúde e médicos podem se conectar de forma simples para compartilhar informações de forma segura, acessando e marcando consultas e exames laboratoriais. Ela possibilita a obtenção de dados sobre exercícios físicos, dieta e nutrição, busca de medicamentos, agendas médicas, telemedicina, rede médica, sinais vitais etc., conectando empresas e profissionais dessas modalidades.
Bioinformática e personalização
A bioinformática e a personalização na medicina adaptam o tratamento com base nas características genéticas e moleculares individuais de cada paciente. Um dos principais benefícios do uso da bioinformática na medicina personalizada é a capacidade de identificar os fatores de risco de um paciente para certas doenças e adaptar os tratamentos a esses fatores de risco. Ao analisar os dados genéticos de um paciente, a bioinformática pode prever com precisão a probabilidade de uma pessoa desenvolver certas condições e pode recomendar mudanças no estilo de vida ou outros tratamentos que possam reduzir o risco.