Jornal Médicos Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa
Share
Jornal Médicos NotíciasJornal Médicos Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Jornal Médicos Notícias > Blog > Saúde > Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa
Saúde

Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa

Darya Fedorovna
Darya Fedorovna 27 de maio de 2024
Share
4 Min Read
SHARE

Levantamento ouviu mais de mil profissionais para coletar dados sobre a experiência dos médicos quando estão na posição de pacientes

Um novo levantamento, divulgado nesta quarta-feira (29), revelou que 63% dos médicos brasileiros já questionaram a decisão de tratamento receitado por seus colegas quando estavam no papel de paciente.

A pesquisa foi conduzida pela Medscape, plataforma de informação clínica e ferramentas para profissionais de saúde.

Foram ouvidos 1.089 profissionais de mais de 16 especialidades, entre os dias 6 de abril e 23 de julho de 2023, para coletar dados sobre a experiência dos médicos ao estar na posição de paciente.

A maior parte dos médicos ouvidos (73%) reconhece o valor de consultar outros, mas também admitiram que se automedicam quando consideram apropriado.

Dentre os entrevistados, 77% diz acreditar que ser médico os torna mais propensos a recusar alguma opção de tratamento. E 74% dos profissionais acham que fazem mais perguntas sobre o tratamento receitado do que os pacientes que não são médicos.

Entre as razões citadas para o questionamento de colegas, se destaca a crença de que a introdução de novos medicamentos nem sempre representa uma melhoria em relação às opções já disponíveis. Outras razões foram a decisão de buscar mais evidências sobre o tratamento e outras alternativas antes de acatar o pedido médico.

Mesmo assim, 80% dos entrevistados afirmou se sentir seguro ao aceitar medicamentos prescritos por outros médicos, pois confiam no seu próprio discernimento para validar as prescrições.

Quase todos os médicos ouvidos — 98% — se consideram mais conscientes dos riscos associados a certos medicamentos do que os pacientes não médicos.

Diferença no atendimento
Além disso, 55% dos entrevistados avaliam que o atendimento recebido por médicos é melhor do que o recebido por pacientes não médicos. No entanto, a plataforma ressalta que essa percepção também pode se dar por conta do acesso privilegiado dos médicos a hospitais e profissionais de referência quando estão doentes.

Embora a maioria (62%) afirme que não espera ser tratado de maneira diferente, um porcentual alto (38%) disse o contrário.

“Geralmente não revelo que sou médica para ver como os pacientes são realmente tratados. É sempre bom se colocar no lugar do outro e entender como os pacientes se sentem frágeis quando estão doentes”, disse uma médica de família ouvida na pesquisa.

Dentre os entrevistados, 44% dos médicos esperam pagar pela consulta, enquanto 36% acha que a cobrança pode ser eventual, e 20% esperam pela cortesia.

Maior receio
Dentre os entrevistados, 74% admitiu que o conhecimento prévio tende a aumentar o medo quando eles mesmos apresentam doenças ou quadros clínicos desafiadores.

“É assustador estar numa situação de risco com conhecimento detalhado do quadro clínico”, disse um cardiologista que participou da pesquisa.

A experiência em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi um dos relatos negativos mais frequentes dentre os médicos que já ficaram internados.

Uma clínica geral que respondeu à pesquisa relatou: “A experiência em UTI foi muito traumática, dada a impessoalidade do atendimento. Você deixa de ser uma pessoa e passa a ser o leito número X. Faz-se necessária a humanização do setor.”

Após passarem por alguma experiência como pacientes, 76% dos médicos indicaram que isso os deixou mais empáticos em relação aos próprios pacientes. E metade afirmou que a experiência teve um impacto significativo em sua prática profissional.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Linhares amplia acesso à saúde bucal e registra mais de 8 mil atendimentos em 2025
Brasil
Jucurutu fortalece ações de atenção à saúde da mulher
Notícias
Acúmulo de gordura invisível desafia a saúde do coração e exige atenção redobrada
Saúde
Alex Nabuco dos Santos analisa como algoritmos de IA estão aprimorando previsões, liquidez e segurança nas operações imobiliárias.
Como a IA redefine a análise de risco imobiliário?
Notícias
Jose Eduardo De Oliveira e Silva celebra a renovação da paróquia como um movimento de fé que fortalece uma comunidade viva e missionária.
Renovação da paróquia: Comunidade viva em missão
Notícias
Aldo Vendramin enaltece o papel das instituições que fortalecem a produção e o conhecimento no campo.
Associações e fundações: O motor do desenvolvimento rural
Notícias

Jornal Médicos: Sua fonte para as últimas notícias sobre saúde, política, tecnologia e assuntos locais e mundiais. Mantenha-se informado sobre os avanços da medicina, as decisões que impactam sua saúde e o mundo ao seu redor.

Jornal Médicos Notícias
Alimentação para Acelerar Metabolismo: Desbloqueie o Emagrecimento!
28 de agosto de 2025
Homem tem dificuldade em obter prontuário médico após a morte da mãe
11 de agosto de 2025

© 2025 Jornal Médicos Notícias – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?