Jornal Médicos Notícias
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa
Share
Jornal Médicos NotíciasJornal Médicos Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Jornal Médicos Notícias > Blog > Saúde > Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa
Saúde

Maioria dos médicos já questionou tratamento receitado por colegas, diz pesquisa

Darya Fedorovna
Darya Fedorovna 27 de maio de 2024
Share
4 Min Read
SHARE

Levantamento ouviu mais de mil profissionais para coletar dados sobre a experiência dos médicos quando estão na posição de pacientes

Um novo levantamento, divulgado nesta quarta-feira (29), revelou que 63% dos médicos brasileiros já questionaram a decisão de tratamento receitado por seus colegas quando estavam no papel de paciente.

A pesquisa foi conduzida pela Medscape, plataforma de informação clínica e ferramentas para profissionais de saúde.

Foram ouvidos 1.089 profissionais de mais de 16 especialidades, entre os dias 6 de abril e 23 de julho de 2023, para coletar dados sobre a experiência dos médicos ao estar na posição de paciente.

A maior parte dos médicos ouvidos (73%) reconhece o valor de consultar outros, mas também admitiram que se automedicam quando consideram apropriado.

Dentre os entrevistados, 77% diz acreditar que ser médico os torna mais propensos a recusar alguma opção de tratamento. E 74% dos profissionais acham que fazem mais perguntas sobre o tratamento receitado do que os pacientes que não são médicos.

Entre as razões citadas para o questionamento de colegas, se destaca a crença de que a introdução de novos medicamentos nem sempre representa uma melhoria em relação às opções já disponíveis. Outras razões foram a decisão de buscar mais evidências sobre o tratamento e outras alternativas antes de acatar o pedido médico.

Mesmo assim, 80% dos entrevistados afirmou se sentir seguro ao aceitar medicamentos prescritos por outros médicos, pois confiam no seu próprio discernimento para validar as prescrições.

Quase todos os médicos ouvidos — 98% — se consideram mais conscientes dos riscos associados a certos medicamentos do que os pacientes não médicos.

Diferença no atendimento
Além disso, 55% dos entrevistados avaliam que o atendimento recebido por médicos é melhor do que o recebido por pacientes não médicos. No entanto, a plataforma ressalta que essa percepção também pode se dar por conta do acesso privilegiado dos médicos a hospitais e profissionais de referência quando estão doentes.

Embora a maioria (62%) afirme que não espera ser tratado de maneira diferente, um porcentual alto (38%) disse o contrário.

“Geralmente não revelo que sou médica para ver como os pacientes são realmente tratados. É sempre bom se colocar no lugar do outro e entender como os pacientes se sentem frágeis quando estão doentes”, disse uma médica de família ouvida na pesquisa.

Dentre os entrevistados, 44% dos médicos esperam pagar pela consulta, enquanto 36% acha que a cobrança pode ser eventual, e 20% esperam pela cortesia.

Maior receio
Dentre os entrevistados, 74% admitiu que o conhecimento prévio tende a aumentar o medo quando eles mesmos apresentam doenças ou quadros clínicos desafiadores.

“É assustador estar numa situação de risco com conhecimento detalhado do quadro clínico”, disse um cardiologista que participou da pesquisa.

A experiência em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi um dos relatos negativos mais frequentes dentre os médicos que já ficaram internados.

Uma clínica geral que respondeu à pesquisa relatou: “A experiência em UTI foi muito traumática, dada a impessoalidade do atendimento. Você deixa de ser uma pessoa e passa a ser o leito número X. Faz-se necessária a humanização do setor.”

Após passarem por alguma experiência como pacientes, 76% dos médicos indicaram que isso os deixou mais empáticos em relação aos próprios pacientes. E metade afirmou que a experiência teve um impacto significativo em sua prática profissional.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Jonatas Lucena explica como um advogado pode agilizar a recuperação de conta hackeada no Instagram.
Como recuperar sua conta hackeada no Instagram com ajuda de um advogado
Notícias
Indicadores de performance na engenharia corporativa ajudam a medir produtividade e garantir melhores resultados, explica Ricardo Chimirri Candia.
Indicadores de performance na engenharia corporativa: ferramentas para avaliar produtividade, qualidade e sustentabilidade em projetos
Notícias
Ligação inesperada? Entenda por que o Ministério da Saúde pode entrar em contato com você
Brasil
O Alimento Pouco Conhecido que Protege Seus Ossos Depois dos 50
Brasil
Saúde Estadual reforça atendimento com 33 novos equipamentos de alta tecnologia ao SAMU
Notícias
Pedro Duarte Guimarães explica como microempresas fortalecem a economia local e enfrentam desafios para crescer.
O impacto das microempresas na economia local: desafios e estratégias de crescimento
Notícias

Jornal Médicos: Sua fonte para as últimas notícias sobre saúde, política, tecnologia e assuntos locais e mundiais. Mantenha-se informado sobre os avanços da medicina, as decisões que impactam sua saúde e o mundo ao seu redor.

Jornal Médicos Notícias
Shield Bank
Shield Bank aponta: por que contas bancárias são essenciais para a economia moderna
27 de maio de 2025
Como Manter a Saúde Mental em Alta: 5 Práticas que Transformam Seu Bem-Estar
23 de abril de 2025

© 2025 Jornal Médicos Notícias – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?