Você já deve saber que qualquer pessoa que queira abrir uma empresa precisa, primordialmente, ter algumas questões resolvidas, certo? Para Amauri Jacintho Baragatti, advogado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, isso acontece pois, dependendo do caso e do tipo de preparação, é bem possível observar a falência de uma companhia.
Mas não estamos falando de uma organização voltada ao ambiente de trabalho, tampouco do design estético da marca, por exemplo. Na verdade, queremos pontuar que a necessidade da preparação tem muita relação com o advogado que poderá cuidar de todos os seus processos. Ele é conhecido como profissional societário.
Mas será que você realmente sabe o que ele faz? Bom, é o que veremos neste artigo. Logo, se esse assunto é do seu interesse, que tal ler o texto até o final?
Sobre o Direito Societário
De antemão, vamos compreender melhor o conceito de Direito Societário. Conforme explica o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, esse ramo do Direito está bastante relacionado ao Empresarial, contudo, podemos dizer que é como se o societário fosse uma parte mais específica desse setor, e que se responsabiliza por estudar a parte da sociedade, por isso o seu nome.
Principais funções do advogado societário
Sabendo disso, vamos compreender melhor do que se trata essa área de atuação.
- Estabelecer acordos
Para iniciar, o advogado societário se responsabiliza por estabelecer acordos entre sócios, isto é, ele é responsável por organizar e fazer todos os procedimentos para que o empresário consiga trazer para perto de si e de seus objetivos pessoais que tenham as mesmas visões, e que em longo prazo poderão contribuir de modo significativo para a companhia.
- Observar aspectos legais da empresa
Depois, um profissional societário também atua na observação dos aspectos legais da empresa. Conforme comenta o advogado Amauri Jacintho Baragatti, resumidamente, etapas como essas são importantes para que não haja nenhuma perda causada por ilegalidade ou informalidade nas tomadas de decisões, logo, vale a pena cogitar a possibilidade de ter um especialista no assunto junto com você.
- Estudar investimentos estrangeiros
Não podemos deixar de mencionar que qualquer profissional que estude sobre o Direito Societário, uma hora ou outra precisará conhecer mais sobre os investimentos estrangeiros. Isso servirá como grande apoio na hora da empresa pensar em exportar os seus serviços e produtos de maneira inteligente, com mais garantia de receber retorno e total segurança.
- Elaborar contratos sociais
Por fim, sendo uma pessoa especialista nas relações sociais de uma empresa, o advogado societário também é capaz de elaborar contratos sociais das mais diversas formas. Conforme comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, com eles, é possível ter tudo registrado, e garantir maior tranquilidade ao longo da carreira empresarial. Mas e você, já conhecia alguma dessas responsabilidades?